Quantcast
Channel: Manu do Outro Lado do Mundo » Dica de restaurante
Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

Gastronomi​a peruana: prove e ame!

$
0
0

Hoje, com uma concepção pós-viagem sobre o Peru, muito coisa além dos Incas deixou um gostinho de quero mais. Se quero voltar? Certamente, mais uma ou até duas vezes e vai ser maravilhoso conhecer outros lados menos explorados do país. Mas o ápice de uma próxima viagem vai ser sem dúvida conhecer ainda mais a culinária surpreendente, cheia de aromas, sabor, cores e ingredientes distintos e 100% típico dos Andes.

Só soube quando cheguei lá que a gastronomia peruana é tida como uma das melhores do mundo!!! Atualmente, Grande parte dessa fama cabe ao chefe peruano Gastón Acurio, cujo restaurante principal Astrid & Gastón (Os primeiros nomes da esposa e dele) ocupa –simplesmente – a 14 posição no ranking mundial. Não o bastante, ele tem em 12 países diferentes, 33 restaurantes que levam para o mundo o vasto sabor da cozinha peruana. O interessante é que Gastón entende perfeitamente o ecletismo do público e não promove a experiência gastronômica somente para aqueles com paladar, digamos, gourmet. Ele tem restaurantes que atendem – especialmente financeiramente falando – de reis e plebeus e não há quem saia insatisfeito.

Olha só a prova dessa variedade: La Mar Cebicheria Peruana (que inclusive é o seu único com filial no Brasil, em São Paulo) cuja especialidade é – advinha?- Os deliciosos Ceviches; Tanta Bistrô e Pastelaria com comidas muito gostosas mas sem um menu refinado (Saladas, sopas, sanduíches, Lomo Saltado, Frango na Brasa e por aí vai); Panchita (desse nem vou falar nada, você vai ver mais abaixo pois foi o que conheci pessoalmente); Chicha (O de Cusco fica bem na Plaza de Armas, vale ainda mais pelo visual), restaurante alto nível – $$$- se comparado a outros restaurantes na cidade mas que vale por tudo que oferece; Madam Tusan, restaurante com uma inacreditável fusão dos sabores: chinês-peruano; Los Bachiche, novamente com a fusão de dois dos melhores – pra mim – : ítalo-peruano; Papacho’s, pense em sanduíches feitos por um chef formado no Le Cordon Bleu de Paris. É isso que você acha lá: o toque impecável de Gastón no fast food mais famoso do mundo: o hambúrguer.

Isso tudo foi só para demostrar o quão rica a cozinha peruana se tornou após a repercussão mundial dos seus ingredientes. E além disso porque preciso dividir com vocês as experiências gastronômicas maravilhosas na tentativa de estimular até os mais conservadores de que vale a pena sempre provar a comida local com cabeça bem aberta e sem medo.

O blog adverte que é possível que ao término da leitura desse artigo, você sinta muita fome!

Museo Del pisco

Esse nome revelador já diz claramente o que você está prestes a explorar: O mundo do Pisco, a bebida derivada da uva que surgiu em torno de 1570 quando a região ainda era uma colônia é herança espanhola e sua origem é até hoje disputada por peruanos e chilenos. Dessa “cachaça” peruana surge um dos drinks mais singulares do mundo: Pisco Sour, que te confunde a primeira vista com tantos ingredientes cuja combinação poderiam ser improváveis. Poderiam. Limão, açúcar, clara de ovo, gelo e um toque de pimenta o tornam imperdível!! Não deixe de experimentar o Pisco Sour desse restaurante, foi o melhor da viagem (só cuidado com o exagero, porque a altitude maximiza muito o efeito da bebida).

Pisco Sour - 18 SOLES

Pisco Sour – 18 SOLES

Museu del Pisco

Museu del Pisco

Vale a pena conhecer também as variações do Pisco Sour, como o Marticha. Drink que leva: Pisco, Suco de manga, maracujá e limão.

Marticha - 20 SOLES

Marticha – 20 SOLES

Se pratos típicos pudessem estampar a bandeira dos países, na do Peru certamente seria o Ceviche. Ou melhor, Cebiche, como se pronuncia. Existe uma grande variedades deles por conta dos inúmeros tipos de peixe e a unanimidade entre todos é que são sempre “muy ricos” levando normalmente com limão, cebola roxa, milho, pimenta e o peixe. Não come nada cru? Mesmo assim experimente, o peixe marinado não lembra em nada o sashimi que muitos não curtem e a acidez e pimenta dão um gosto especial a essa iguaria peruana.

Ceviche - 35 SOLES

Ceviche – 35 SOLES

CSC_0283

Para o prato principal são infinidades de opções e acabei escolhendo a menos provável: um hambúrguer! Mas calma, esse é na verdade um hambúrguer de alpaca, carne super popular – e saudável – no Peru que fechou a noite com chave de ouro. Muita gente reclama da textura da carne de alpaca, de fato ela precisa estar bem feita senão fica parecendo uma esponja. Então recomendo o Museu do Pisco para essa tentativa, tenho certeza que você vai sair de lá feliz com a experiência.

Hambúrguer de Alpaca - 16 SOLES

Hambúrguer de Alpaca – 16 SOLES

Visite: MUSEO DEL PISCO

Porque voltaria: O ambiente é uma delícia. Bom para namorados, família, amigos. Muito bom para beber. Excelente para comer pois oferece inúmeras degustações para conhecer melhor as comidas típicas (Queijos, embutidos caseiros, Mariscos, hambúrguer e até mesmo de piscos!!)

Inka grill

Um restaurante tradicional de Cusco que fica no coração da cidade, bem em frente a Praça de Armas e com um cardápio peruano mais internacional para se adaptar a qualquer paladar. Talvez por isso seja um dos pioneiros na cidade e extremamente procurado pelos turistas. Novamente não deixe de tomar o Pisco sour apesar do forte do lugar serem as comidas. Bem feitas e saborosas.

O restaurante

O restaurante

O Ají de gallina leva a pimenta mais utilizada no pais, o Ají e tem ingredientes básicos como: frango desfiado, ají amarillo, pão, leite, nozes, queijo, algumas azeitonas e ovos servido com batata e arroz (a versão peruana e picante de um strogonoff, achei a apresentação parecida). Eu indico esse prato para aqueles que gostam de começar a gastronomia com calma, porque ele tem tudo que já conhecemos, exceto o ají, mas de qualquer forma a pimenta não é totalmente diferente para nós. É muito gostoso, suculento e bem servido (coisa que aliás parece comum e todo o Peru, porções bem fartas).
Dizem que é um dos pratos mais fáceis de fazer, que tal tentar????

Ají de Gallina - 35 SOLES

Ají de Gallina – 35 SOLES

Esse segundo prato é o resultado muito interessante do arroz misturado com outros ingredientes, tais como feijão, lentilhas e feijão verde. O Tacu tacu de pallares con sábana de alpaca pode ser traduzido exatamente assim: Arroz e feijão verde cozido juntos e prensados (daí a cara de omelete) mais um bife a milanesa (sábana) e um ovão frito por cima. Em outros tempos era um prato dos escravos negros já que o Tacu Tacu levava as sobras de refeições anteriores, hoje, se tornou um prato histórico na gastronomia peruana.

Tacu tacu de pallares con sábana de alpaca - 37 SOLES

Tacu tacu de pallares con sábana de alpaca – 37 SOLES

Aqui numa foto para ver melhor a fartura dele!

Sem título

A decoração do Inka Grill é uma atração a parte. Bem no meio dele tem uma mesa com ingredientes tipicamente peruanos, para mim o destaque foram 3: Os milhos, as batatas e a folha de coca.

O cultivo do milho está presente na história dos povos mais antigos da América do Sul tanto para consumo próprio e moeda de troca. Só no Peru existem mais de 30 tipos diferentes do CHOCLO, que vão desde o amarelo, até o preto, mesclado e etc. Isso se deu graças a agricultura inteligente dos antigos peruanos, que souberam desenvolvê-lo em diferentes solos e climas.

O cultivo do milho está presente na história dos povos mais antigos da América do Sul tanto para consumo próprio e moeda de troca. Só no Peru existem mais de 30 tipos diferentes do CHOCLO, que vão desde o amarelo, até o preto, mesclado e etc. Isso se deu graças a agricultura inteligente dos antigos peruanos, que souberam desenvolvê-lo em diferentes solos e climas.

As batatas têm até um dia só seu: 30 de maio! Novamente foi a variedade de solo e clima que permitiram o cultivo de inacreditáveis 3000 tipos diferentes de batatas no Peru.

As batatas têm até um dia só seu: 30 de maio! Novamente foi a variedade de solo e clima que permitiram o cultivo de inacreditáveis 3000 tipos diferentes de batatas no Peru.

Muito útil para os povos andinos, a folha de coca dá origem ao chá que os ajuda a encarar altas altitudes. Para os turistas eu diria que é o melhor companheiro pelas manhãs e noite, horário que me acostumei a tomar para sentir menos os efeitos da altitude (Não são todos que sentem mas eu tive muita falta de ar e taquicardia, como se tivesse corrido uma maratona)

Muito útil para os povos andinos, a folha de coca dá origem ao chá que os ajuda a encarar altas altitudes. Para os turistas eu diria que é o melhor companheiro pelas manhãs e noite, horário que me acostumei a tomar para sentir menos os efeitos da altitude (Não são todos que sentem mas eu tive muita falta de ar e taquicardia, como se tivesse corrido uma maratona)

Visite: INKA GRILL

Porque voltaria: A comida é muito gostosa e a chance de jantar praticamente no meio da Plaza de Armas é muito legal!

Kushka…fe Café

Olhando de fora esse pequenino restaurante com cara de bistrô nem dava para imaginar tudo de bom que iria encontrar. De manhã dá para tomar café da manhã, de tarde comer empanadas e tortas e no cair da noite tomar drinks e conhecer uma comida maravilhosa.

Resolvemos experimentar uma das batatas peruanas recheadas de carne com a salsa huancaína, um molho cremoso elaborado com o ají amarillo onde também podem ser agregadas cebolas e outras especiarias: A papa rellena criolla, cujo nome “criolla” refere-se a um estilo de preparação temperado com cebola, alho e pimentão e também a mistura de raças no Peru com espanhóis (Isso tudo quem me ensinou foi o dicionário de gastronomia do meu amigo Gastón Acurio)

Papa rellena criolla - 12 SOLES

Papa rellena criolla – 12 SOLES

Para jantar, uma das melhores opções do cardápio é o Risoto de quinoa aos quatro queijos acompanhado de filé de Alpaca. A quinoa virou moda recentemente, com o surgimento de dietas que exploram um alto valor nutritivo dos alimentos mas no Peru come-se ela desde o início dos tempos. Rica em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, ela fica deliciosa se misturada com o molho 4 queijos junto com o filé de Alpaca. Falando nela, a Alpaca é um animal muito adorado pelo povo andino pois fornece para o homem tudo que ele precisa: comida, transporte e roupas quentes para aguentar o frio das montanhas. Sua carne contém um nível maior de proteínas e muito menos gordura comparando-se a carne bovina, ou seja, não existem mais motivos para você não experimentar!

Risoto de quinoa aos quatro queijos acompanhado de filé de Alpaca - 32 SOLES

Risoto de quinoa aos quatro queijos acompanhado de filé de Alpaca – 32 SOLES

Outra delícia é o Lomo saltado, que você encontra em qualquer esquina do país e a apresentação é praticamente a mesma: Filezinhos de Alpaca com cebola, tomate e alho servidos com arroz branco e batata frita (A carne pode ser de vaca também).

Lomo Saltado - 30 SOLES

Lomo Saltado – 30 SOLES

Visite: KUSHKAFE
Porque voltaria: Tudo nesse lugar é uma delícia. Desde a disposição das mesas, até as entradas, sobremesas, pratos, doces e pastelaria!

Pachita

Esse enorme restaurante faz parte de uma das linhas de Gastón Acurio e sua especialidade é o vasto cardápio de comida criolla, tipicamente peruana, além de porções fartas desde as entradas. Lá é para ir para aqueles almoços ou jantares que você esquece o tempo passar para experimentar de tudo um pouco porque é o menu que cobre quase todas as comidas mais típicas do peru.

Panchita

Panchita

Foi lá que me arrisquei sem medo a experimentar uma bebida que desde o início da viagem me intrigou, a Chicha morada, feita com uma das variações de milho do Peru – o roxo – e mais canela, abacaxi, limão e uns pedacinhos de maçã. É muito diferente de qualquer coisa que já havia tomado – na vida – tanto por conta do gosto como também pela combinação de ingredientes. Eu gostei muito, foi um sabor totalmente novo no meu paladar. Além do que a Chicha é tão amada pelos peruanos que suas vendas alcançam quase os mesmos números que o da Coca-Cola(!!!), ou seja, precisamos pessoalmente verificar o motivo né?

Chica Morada  - 7 SOLES

Chica Morada – 7 SOLES

Para a entrada, os Tiraditos. Fatias de peixe cru em cortes parecidos com o sashimi e um molho picante por cima, que claro, leva o ají amarillo.

Tiraditos - 36 SOLES

Tiraditos – 36 SOLES

Mais uma vez, um dos pratos da mesa foi o Ají de gallina que mesmo repetido no “repertório” não me decepcionou. A porção do Panchita é ENORME e não me arrependo de ter experimentado de novo.

Ají de gallina (EL PLATO DE LOS LIMEÑOS) - 39 SOLES

Ají de gallina (EL PLATO DE LOS LIMEÑOS) – 39 SOLES

Adorei o cardápio de lá! (Dentro ele é tão vasto que tem uma parte exclusiva para os tipos de tacu-tacu cada um com acompanhamentos diferentes)

Adorei o cardápio de lá! (Dentro ele é tão vasto que tem uma parte exclusiva para os tipos de tacu-tacu cada um com acompanhamentos diferentes)

Mas a sensação ainda estava por vir, o Arroz com pato servido em uma cumbuca além de lindo de se ver é de-li-cioso de comer! E detalhe, comida que serviam facilmente 2 pessoas.

Arroz com pato - 59 SOLES

Arroz com pato – 59 SOLES

Visite: PANCHITA
Porque voltaria: A comida é perfeita, não precisa de mais nada!

Monte seu prato

Em um dos passeios que fiz, o ônibus parou num restaurante simples de beira de estrada. Era como se fosse os nossos buffet daqui, onde você paga um valor fixo e come quanto quiser. Lá, observei o que estava indo nos pratos dos locais e tentei montar um prato igual para experimentar a comida com um gosto mais caseiro. Adorei! Primeiro porque percebi que não encontra-se comida de qualidade somente em restaurantes nos centros turísticos e segundo que experimentei de uma só vez várias coisas.
Sem contar que finalmente provei a bebida lendária: Inca kola, o refrigerante mais doce diferente do mundo.

Fiz um esquema para animar vocês a comer tudo sem medo!

pru

Importante: Todos restaurantes cobram +18% de imposto Peruano sobre o valor total da conta.

E aí, qual foi o prato que deu mais água na boca? Já experimentou algum desses?? Tem mais dicas de restaurantes? Compartilhe aqui!!!

VEJA MAIS DO MEU ROTEIRO NO PERU!!

DIA 2: TOUR PARA MARAS E MORAY

DIA 3: TOUR NO VALE SAGRADO – PISAC E OLLANTAYTAMBO

DIA 4: UM DIA NA CIDADE SAGRADA DOS INCAS


Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

Latest Images

Trending Articles





Latest Images